Paraty Iate Clube
Com sede na Ilha da Bexiga e base de apoio na cidade de Paraty o Paraty Iate Clube, PIC, foi idealizado para se tornar a principal base para barcos de oceano no Brasil.
Graças ao calado e à posição estratégica o Clube pode atender embarcações mono ou multicasco de maior calado que não encontravam vagas ou espaço nas marinas brasileiras. Pretende resgatar a tradição da hospitalidade e do intercambio náutico oferecendo serviços diferenciados, espaço generoso, charme e áreas verdes, e viabilizar a vinda para a baia de Paraty de eventos náuticos importantes que o Brasil tem perdido.
Localização
A sede náutica do iate clube é privilegiadíssima. Está localizada em uma ilha de 11 hectares, com 5 quilometros de caminhos em bosques preservados. As varandas dos dois edifícios construídos junto ao cais têm visada direta para as quatro igrejas do centro histórico de Paraty, a uma milha de distancia apenas. Antes do por do sol, quando a cidade mergulha na sombra da Serra do Mar e acende as suas luzes, a sede da ilha, aberta para o poente, ainda recebe os raios diretos do sol.
No lado norte da ilha, abaixo da área do heliponto existe um anfiteatro natural que será preparado para eventos ao ar livre e que tem uma vista generosa ao norte para a baía da Ilha Grande e a oeste para o Centro Histórico
No passado, exatamente em função do calado e da proximidade com a cidade era na enseada da Bexiga que os grandes bananeiros e traineiras ( Grajaú, Fluminense, Meu Brasil..) encalhavam para fazer reparos.
A ilha está conectada ao continente, na Marina do Engenho, por um multicabo submarino Pirelli de alta tensão, com de 16 pares telefônicos e 4 cabos de fibra óptica; e por um cabo de água doce abastecido por artesiano de 9.000 l./h. Os cabos estão sinalizados e oficialmente cartografados pelas agencias internacionais de hidrografia e navegação.
Diferenciais
Paraty e o Iate Clube
Paraty, Patrimônio Histórico Nacional e um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos e naturais do mundo, nasceu de sua incomum vocação para ser porto. A natural comunhão com o mar e o belíssimo casario pensado para dele se acercar produziram uma cidade única, semi-submersa nas marés de sizígia, que cresceu sem perder a historia dos seus moradores e que soube -ainda que inconsciente – preservar o encanto do seu entorno. Hoje é um centro de turismo diferenciado e de referencia onde historia, literatura, gastronomia e natureza são ativos maiores do que o simples numero de visitantes . O turismo náutico é o ativo de maior importância da cidade e por razões históricas e naturais está atrelado a todos os outros atrativos.
A cidade abriga a maior frota de veleiros do Brasil e a maior extensão de vagas em piers flutuantes padronizados do Cone Sul. A baía da Ilha Grande, incluída a de Paraty no seu lado ocidental e mais recortado, é hoje um dos mais admirados polos de atividades náuticas de baixo impacto no mundo, mas não é, ainda, um polo de excelência. Deverá crescer muito em qualidade e sustentabilidade de serviços . E O PIC contribuirá para isso.
As instalações do Clube estão nos três mais estratégicos pontos para a pratica de atividades náuticas na baía. Não será certamente o maior Iate Clube da região. Mas pretende ser o melhor e mais charmoso Iate Clube da América do Sul.
Amyr Klink
Comodoro
www.paratyiateclube.com.br