TV do Líbano entrevista brasileiros

São Paulo – A emissora de TV Lebanese Broadcasting Corporation International (LBCI) está levando ao ar uma série de entrevistas com personalidades brasileiras de origem libanesa. Já foram ao ar programas com o vice-presidente Michel Temer e o navegador Amyr Klink, e nesta sexta-feira (07) é a vez do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

As entrevistas foram marcadas com a ajuda do diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek), Roberto Khatlab, brasileiro radicado no Líbano. De acordo com ele, a série integra o programa Nomes da História (Asmaa min al tarikh em árabe) apresentado pela jornalista Karen Boustany.

O foco da atração são os imigrantes libaneses e descendentes que vivem em diferentes países. Segundo Khatlab, houve uma série sobre a Europa, outra sobre os Estados Unidos e agora é a vez da América Latina.

Reprodução

Programa é apresentado por Karem Boustany
“Este apoio ao programa está dentro dos objetivos da Cecal-Usek, isto é, ser uma ponte de contatos entre o Líbano e a América Latina”, disse o professor por e-mail à ANBA. “Assim, este programa de cunho social e cultural, fortalece os laços entre o Líbano e o Brasil”, acrescentou.

De acordo com ele, Boustany esteve no Brasil com uma equipe da emissora e fez entrevistas com 20 brasileiros de origem libanesa. Além de Temer, Klink e Haddad, estão na lista o jurista e ex-ministro Francisco Rezek, o publicitário Roberto Duailib, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o escritor Milton Hatoum, o médico Raul Cutait, a professora da Universidade de São Paulo (USP) e tradutora Safa Jubran, entre outras personalidades.

Khatlab informou ainda que a escolha dos entrevistados teve como base uma coluna que ele escreve duas vezes por mês no jornal libanês em francês L’Orient-Le Jour que se chama Os libaneses no mundo. Ele acompanhou a visita da equipe da LBCI ao Brasil no final do ano passado.

A atração vai ao ar às sextas-feiras às 22h30, horário de Beirute, 18h30 em Brasília. As entrevistas anteriores podem ser vistas na fonte com o link abaixo.

Fonte: ANBA